segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Ciclovias empurradas pela goela de todos de forma arbitraria


Centro de São Paulo, 8:00 da manhã de uma quarta feira, perto da rua Helvetia e sua cracolandia.
Transito pesado, passo 15 minutos preso no transito até poder chegar a estação julio prestes do metro (estou prestando consultoria atualmente na região central), e sem ter absolutamente nada o que fazer, algo me chama a atenção: a faixa destinada a ciclovia.
A região é compostas por ruas estreitas, duas ou tres faixas em media e tiveram destas, uma destinada a ciclovia com a tradicional pintura em vermelhose percebo que durante os meus 15 minutos de ostracismo, com a via para autos superlotada a ciclovia esta as moscas.
Nem uma unica bicicleta, skate, patim ou nada que o valha... via para autos superutilizadas e ciclovia subutilizada...
As ciclovias na cidade de São Paulo, foram decididas de forma arbitraria, sem a prévia consulta popular (não estou me referinco a pequenos grupos e ONGS de ciclistas de fim de semana), falo sim, das pessoas que utilizam estas vias para finalidades de locomoção e trabalho... quem foi consultado? você? eu com certeza não fui.
A ineficiencia e falta de adesão a ciclovias como forma solida de locomoção (e novamente não me refiro a passeios de final de semana), fica evidente, e um fato pode nos dar um "norte" sobre o assunto, cidades do interior, como por exemplo Osasco (que por sinal foi pioneira na demarcação de ciclovias), estão repensando sobre o assunto e desativando-as.
Num atigo publicado no Estadão, intitulado "Polemicas, ciclovias viram obcessão dentro da prefeitura de São Paulo", alguns itens são levantados:
1- Quantas pessoas andam de bicicleta por dia em São Paulo.
R- O total ficou em 0,6%(o numero em si é insignificante e o pior e que nao vejo nem isto nas vias...voce ve?) das pessoas que se locomovem por São Paulo diariamente.
2- Por que as ciclovias estão vazias?
R- A prefeitura alega "demanda represada" e que no futuro a cifra pode chegar a 5% (nossa....5% ocupando 1/3 das vias e os 95% restante ocupando 2/3....que bom ne?).
3- O projeto foi discutido nos bairros?
A prefeitura diz que sim...porem nenhum grupo de bairo ou comunidade de bairro em toda a cidade assume ter discutido este tema com a prefeitura.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/09/1514869-polemicas-ciclovias-viram-obsessao-dentro-da-prefeitura-de-sao-paulo.shtml

Vivemos numa democracia não? (pelo menos não é o que querem que pensemos?), entremos então na brincadeira, e envie e-mails e cobre nossos vereadores e nosso prefeito para que seja feita um analise seria e DETALHADA sobre os impactos positivos e NEGATIVOS com relação a ciclovia e façamos um plebicito, um consulta popular para saber o que realmente a maioria da população pensa sobe o assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário