sábado, 1 de março de 2014

A demagogia da Brasil diante da Adidas com suas camisas...

Uma série de camisetas comercializadas no site americano da Adidas revoltou a Embratur, empresa responsável pelo turismo no Brasil, por trazer conteúdo de duplo sentido que faz alusão ao turismo sexual no País. As peças são vendidas pela internet e carregam mensagens como "Lookin' to score" - algo como "querendo gols", expressão também usada com sentido sexual - e "I love Brazil", em que a palavra "love" é representada por um coração que se parece com nádegas em um biquíni.

De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, a empresa solicitará à Adidas a retirada das camisetas do mercado. Para Dino, as peças de roupa vão contra a imagem que o Brasil quer passar durante a Copa do Mundo, contra o turismo sexual, e contribui para fortalecer os discursos críticos ao Mundial de 2014. As venda das camisetas foram cancelas pouco depois.
Agora, sabem, o que de mais curioso tem neste fato?  E a ambiguidade, por um lado o governo brasileiro se indignando com as camisetas da Adidas que inspiram sensualidade acerta do Brasil, e por outro o Brasil fazendo questão de impor exatamente esta visão ao resto do mundo, sempre destacando seja numa feira internacional ou envento mulheres semi-nuas dançando ao ritmo de samba como podemos ver nas imagens abaixo que percorrem o mundo com nosso carnaval:

A minha indagação é: exportamos estas imagens para o mundo todo, deixando claro que o carnaval e nosso motivo de orgulho, e espomos ao extremo a sensualidade de nossas mulheres, então a pergunta, como nos indignar com a Adidas, o que a adidas insunuou que as imagens acima não insinuem 10x mais?
Isto me lembra muito a falação sobre o desenhos dos simpsons no Brasil que revoltou muita gente porem não mostrou nada do que não podemos ver em filmes que tambem correram o mundo como Carandiru, Cidade de Deus ou mesmo Central do Brasil, que são filmes que foram venerados por aqui?


Nenhum comentário:

Postar um comentário