O caxixi é um chocalho, de origem africana e faz parte da cultura popular por gerações.... porem nossa presidentE Dilma havia caido na labia de Carlinhos Brown e investidores (dentre eles a rede Globo), e iria promover a "caxirola" que nada mais é um caxixi de plastico, como instrumento simbolo da copa a exemplo da vuvuzela sul-africana.
Brown e seus sócios pretendiam vender 50 milhões de chocalhos de plástico a 29,90 reais cada - um negócio de quase R$ 1,5 bilhão. Brown, apostava na febre da Copa para garantir o sucesso do produto.
Porem uma nota distoou.... uma chuva de caxirolas num jogo entre Bahia e Vitoria colocou em dúvida a segurança do instrumento, que pode ser usado para atingir os jogadores nas novas arenas brasileiras. Nos estádios do Mundial, não há grades nem alambrados separando o campo da torcida. Além disso, a distância do público para o gramado é muito menor, o que fez a FIFA proibir o instrumento, pois se dependessemos de nosso governo...
“Não tem diferença do caxixi. É um caxixi de plástico. Por isso, a sonoridade é um pouco mais estridente. Mas a única diferença que eu vejo é que a caixirola, por ser feita de um material mais duro, pode ser usada para machucar alguém” (Naná Vasconcelos)
Exister uma falta de ligação e costume do torcedor brasileiro com o instrumento, um projeto pessoal de Brown que mirava justamente a Copa. Ao contrário da vuvuzela, que atazanou os visitantes no Mundial de 2010, na África do Sul, a caxirola é uma invenção artificial para o evento - usar um chocalho para torcer é tão exótico para um brasileiro quanto entrar num estádio vestindo terno e gravata.
No caso africano, a Fifa cedeu aos apelos dos torcedores locais e permitiu que a vuvuzela, que já tinha décadas de tradição, fosse usada em todas as partidas da Copa.
Caxirola... por carlinhos brown...
Nenhum comentário:
Postar um comentário